Janeiro Branco na Faculdade

Janeiro Branco na Faculdade

O mês de janeiro inicia o ano com a campanha da saúde mental. Tema este muito importante a ser discutido nas faculdades de todo o país, não somente nos cursos de Psicologia com intuito acadêmico, mas também como forma de aplicação em qualquer curso.

Sofremos inúmeras cobranças da faculdade, das pessoas que convivemos e também de nós mesmos. Que tal se cobrar menos? Seu CR não vai ser útil em nada depois que você se formar... No final das contas tudo o que você precisará é de um diploma que vai valer tanto para quem tirou 7 quanto para quem tirou 10. É muito legal lutar pelo 10, mas há dias que não estamos bem para tal façanha e tudo bem só fazer o mínimo...

Não permita que as pessoas ao redor te cobrem de coisas que você não pode  e/ou  nem quer cumprir, mesmo que essas pessoas sejam seus pais. Você já é adulto e pode decidir seus caminhos, tais como curso e carreira que deve seguir. 

Me sinto sobrecarregado no curso que amo e agora?

É importante que você identifique o que te faz se sentir sobrecarregado e cortar (se possível) as coisas que te fazem mal. Esse processo exige muita autorreflexão e se caso você tenha dificuldades com isso procure ajuda de um psicólogo.

Outro ponto importante é que você faça a organização do seu tempo e nunca deixe as coisas para a última hora, normalmente isso que nos desgasta e nos deixa sobrecarregado. Separe o momento dos estudos, do trabalho e da vida pessoal. Por mais difícil que pareça fazer essa organização, é super possível.

Não se esqueça de DESCANSAR! Separe tempo para dormir, pois é no horário do soninho que memorizamos todo o aprendizado que tivemos durante o dia. Então pare de virar noites e durma bem, principalmente na véspera da prova, estude antes, ao longo do semestre com calma um pouco cada dia.

Nunca deixe de ter seu hobbie, dar atenção às pessoas que você ama e fazer as coisas que gosta. É substancial para sua saúde mental que você descanse e se divirta, para voltar aos estudos com mais garra e força.

Aproveite as férias e delete suas preocupações com a faculdade da cabeça! Aproveite para fazer as coisas que sempre quis fazer, mas nunca tem tempo por conta da faculdade.

Se sentir que tudo está pesado demais, procure um profissional da saúde mental para te ajudar!

Estou fazendo o TCC, estou perdido e ansioso!

Neste caso você pode procurar uma orientadora experiente para te ajudar nesse processo de se encontrar no TCC rumo à aprovação!

Juntos podemos montar um calendário e organizar seu tempo e as metodologias para escrita do TCC. Clique aqui para falar comigo:


Mirella Fernanda Nascimento: Psicóloga (CRP: 22/01912) com formação em Filosofia e Pedagogia. Especializada em Docência na EaD e Psicopedagogia.






Comentários